Corantes
COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS
CPC 01
REDUÇÃO AO VALOR RECUPERÁVEL DE ATIVOS
(Imperment Assets)
Fábio Nery Gonçalves
Henrique Rodrigues Gosuen
Michelle Yamanishi
Renata Teixeira Leandrini
Prof. Msc. Norberto Giuntini
São Paulo, 2009.
COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS
CPC 01
REDUÇÃO AO VALOR RECUPERÁVEL DE ATIVOS (Imperment Assets)
Imperment Assets em português significa redução ao valor recuperável do ativo. Deve-se reconhecer a perda de um ativo, (valor recuperável), toda vez que isso acontecer.
Antes de discutirmos quaisquer procedimentos em torno deste Pronunciamento, precisamos deixar claro seu objetivo na contabilidade.
Sendo assim, podemos dizer que esse Pronunciamento tem por finalidade assegurar que os ativos de uma empresa estejam registrados pelo seu valor real, a fim de contabilizar seu registro ou por venda futura.
Este Pronunciamento vale, também, para ativos considerados reavaliados. Neste caso, podemos encontrar em um ativo, uma parcela não recuperável de seu valor.
Mas, o que seria o Valor recuperável? Valor de uso? Valor líquido de vendas? Despesas, desvalorização, depreciação?
Sendo de grande importância entender cada um desses termos, vamos, separadamente, descrever o significado de cada um deles e de outros que aparecerão no decorrer desde CPC 01:
Valor recuperável pode ser considerado a diferença entre o valor de um determinado ativo, em uso, e seu valor de venda. Então, entendemos que Valor de uso é o valor registrado no fluxo de caixa, que é gerado do uso de um ativo. Já o Valor de venda, é o valor obtido no ato da venda de um determinado bem – ou ativo -, desconsiderando as despesas sobre a venda deste ativo.
Neste caso, podemos dizer que as despesas de venda são as despesas geradas pela venda do bem, desconsiderando as despesas financeiras e dos impostos.
Agora fica mais simples entendermos o que seriam