Corantes
1. Quais as principais diferenças entre pigmentos e corantes aplicados a polímeros?
Resposta: Os corantes podem ser considerados como um cromógeno praticamente isolado, é dissolvido em um solvente e cada cromógeno está disponível para absorver luz, são solúveis e não abrasivos. Porém possuem migração, sublimação, são de natureza sólida, possuem preço elevado e são tóxicos.
Os pigmentos, que são um aglomerado de cromógenos são menos absorvedores de luz, pois os cromóforos estão um na sombra do outro, possuindo dependência em relação ao tamanho da partícula e do índice de refração, geralmente não possuem a mesma migração, toxicidade e sublimação, porém são insolúveis, são abrasivos e não são tão eficientes para absorver luz.
2. Por que os corantes poliméricos apresentam uma coloração elevada?
Resposta: Possuem absorção, sublimação, viscosidade e migração variáveis dependendo da aplicação. Não são abrasivos e pouco tóxicos e ocorre sublimação, seus cromóforos ficam livres para absorver luz, assim com todas essas propriedades são considerados melhores e mais interessantes que os pigmentos e corantes.
3. Em alguns casos a migração de aditivos tem efeitos positivos e negativos. Cite em quais casos os efeitos são positivos e em quais são negativos.
Resposta: Migração pode ser um efeito ruim, pois este pode perder sua função, por exemplo quando adicionamos um aditivo como o lubrificante interno queremos que ele permaneça entre as cadeias para facilitar o deslizamento entre elas, porém quando adiciona-se um lubrificante externo queremos que ele migre para a superfície do material para diminuir o atrito entre o material e a parede do maquinário.
4. Qual a divisão mais comumente utilizada para classificar os pigmentos poliméricos?
Resposta:
• Polímeros que tem uma cadeia polimérica principal incolor com cromóforos pendurados;
• Polímeros com cromóforos como parte da cadeia