Cor e Luz (espectro visível)
por
João Manuel Brisson Lopes
Departamento de Engenharia Informática
texto elaborado para a disciplina de
Computação Gráfica
Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores
publicado em Maio de 2003 reeditado em Dezembro de 2008, Abril 2013
Este texto, elaborado no contexto da disciplina de Computação Gráfica da Licenciatura em
Engenharia Informática e de Computadores do Instituto Superior Técnico, foi originalmente concebido para fazer parte de um conjunto de textos sobre Computação Gráfica, apresentando-se agora como um texto independente.
Contacto do autor: brisson@ist.utl.pt
© 2000, 2001, 2003, 2008, 2013 J. M. Brisson Lopes & IST
J. M. Brisson Lopes
Computação Gráfica: Cor e Luz
Cor e Luz
1 Introdução
A cor está presente em tudo o que observamos e é assim um elemento essencial em
Computação Gráfica onde desempenha funções múltiplas na visualização de imagens e cenas. Em primeiro lugar, a cor confere realismo às imagens e cenas visualizadas.
Quanto maior for a fidelidade da reprodução da cor maior será o realismo e a naturalidade dos resultados observados. A cor transmite igualmente informação sobre as condições de iluminação e a forma dos objectos visualizados, acentuando os seus contornos. Isto significa que, para obter uma reprodução fiel da cor, deverão ser empregues modelos de cor correctos e precisos.
A cor desempenha também um papel importante na visualização de propriedades associadas aos objectos visualizados. Os diferentes níveis de elevação dos mapas orográficos são assinalados por cores diferentes, em que as cores de tom verde assinalam áreas de baixa altitude e as cores de tom acastanhado as de maior altitude. A variação da cor nestas cartas transmite ainda a noção de declives mais ou menos acentuados. A cor permite visualizar o não visível adicionando informação aos objectos visualizados, como é o caso dos mapas de temperatura em que as cores avermelhadas assinalam as zonas mais quentes e as cores com tons azuis as