luz visivel
FAIXA DO VISÍVEL
Introdução:
As ondas eletromagnéticas são formadas pela combinação de dois campos, magnético e elétrico que se propagam no espaço perpendicularmente em relação um ao outro e na direção de propagação de energia. . Vivemos em meio a vários tipos de ondas eletromagnéticas, tais como raio x, ondas de rádio, radiação ultravioleta, micro-ondas e luz visível . A maior fonte de radiação eletromagnética é o Sol, pois dele depende a vida na terra. As ondas eletromagnéticas são ondas transversais, portanto, podem ser polarizadas, a velocidade de propagação, no vácuo, de uma onda eletromagnética é de 3.108 m/s.
A partir do estudo de fenômenos elétricos e magnéticos, passou-se a considerar a luz como sendo formada por ondas eletromagnéticas que se propagam mesmo na ausência de matéria, a luz visível refere-se ao conjunto de ondas capaz de provocar sensação visual num observador normal, esse conjunto é chamado de espectro visível.
Espectro visível: A palavra espectro foi usada pela primeira vez por Isaac Newton, quando observou a passagem da luz branca por um prisma e viu a sua decomposição nas sete cores. Espectro visível é porção do espectro eletromagnético cuja radiação e composta por fótons capazes de sensibilizar o olho humano de uma pessoa normal, identifica-se a correspondente faixa de radiação por luz visível ou simplesmente luz.
O limite do espetro visível varia de uma pessoa para outra, mais ou menos, assim, os olhos dos seres humanos tem uma faixa definida, limitando-se entre 350nm a 700nm dos comprimentos de onda para a luz visível, temos uma determinada frequência e comprimento de onda para cada cor, que diferencia uma da outra, como por exemplo, a luz vermelha que é uma luz de menor frequência e consequentemente menor energia, já o violeta é uma luz de maior frequência e possui maior energia.
O espetro visível também varia muito de uma espécie de animal para outra, os cachorros e os