Coque de Petroleo
O filo porífera reúne animais conhecidos como poríferos ou esponjas, denominação dada a uma das principais características do grupo: corpo perfurado por inúmeros poros. São organismos multicelulares inferiores, filtradores, incapazes de movimento, vivendo fixo sobre um substrato, possuindo varias formas e cores. A maioria é de água salgada.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Simetria radial ou ausente; multicelulares.
Corpo com muitos poros, canais ou câmaras através dos quais a água passa.
Algumas ou todas as superfícies internas revestidas com coanócitos (células flageladas com colarinho)
Podemos encontrar basicamente 3 tipos de tecido nas esponjas:
Pinacoderme: Tecido de revestimento externo, formado por células epidérmicas de revestimento e porócitos.
Mesêmquima: tecido que se encontra entre a epiderme e a coanoderme,, de forma gelatinosa possui células livres, ou amebócitos: esclerócitos; espongioblastos; colêncitos (tecido conjuntivo, pseudopodos) ; miócitos formam esficteres ao redor do poro e ósculo; arqueócitos (origina todas as outras).
Coanoderme: tecido de revestimento interno, formado por uma fina camada de coanócitos.
Os esclerócitos presentes na mesoderme, produzem as espículas diminutas de carbonato de cálcio, as quais compões o esqueleto da esponja.Celula fundadora e espesssadora.
Espículas de esponjas calcareas são formadas de carbonato de cálcio e das esponjas-de-vidro são de material silicoso.
FISIOLOGIA
O funcionamento de uma esponja depende grandemente de um constante fluxo de água através do corpo. A água fornece nutrientyes e oxigênio, levando os resíduos metabólicos. A corrente de água gerado na esponja é resultado do batimento dos flagelos dos