Coproduções
Administração Pública – Professora Fernanda Sauerbronn
Rodrigo Toledo
Trabalho – Coproduções
Coprodução Nominal: é quando não há participação efetiva e de poder do cidadão sobre o Estado, mas um compartilhamento de responsabilidades entre ambos. A contribuição é feita através de trabalhos voluntários e com o uso de tecnologia, visando uma maior eficiência dos serviços públicos Nesse caso, o administrador público é uma agente de processo. Ex: trabalhos voluntários.
Coprodução Simbólica: esse tipo de coprodução possui um caráter manipulativo e tem o objetivo de demonstrar a eficácia do estado, podendo ocorrer em estados democráticos ou não democráticos. Nada mais é do que uma estratégia para envolver o cidadão na produção dos serviços públicos. Ex: audiência pública.
Coprodução Funcional: nesse modelo a coprodução é organizada por um indivíduo ou por um coletivo, com base nos resultados e com o menor custo, podendo ser com a solicitação de um serviço, de alguma assistência ao estado ou por um ajuste mútuo com o mesmo, que vise a implementar de forma eficiente uma política pública. Ex: mutirão.
Coprodução Representativa com Sustentabilidade: nesse caso a coprodução é o resultado da interação entre o cidadão e o aparato administrativo do estado na realização de um serviço público, sendo o empowerment e o accountability fundamentais para garantir um relacionamento de confiança com o cidadão e a comunidade. Ex: Conselho Local.
Coprodução para Mobilização Comunitária: nesse modelo os serviços públicos são coproduzidos com o propósito de manter a permanente mobilização da comunidade e de superar a organização burocrática, através de um modelo democrático normativo e em princípios éticos. Ex: Associação de Moradores.