Copo americano
Falamos de um verdadeiro símbolo nacional, o “ Copo Americano”, que está presente na casa do rico, do remediado e do pobre, significando a igualdade social.
A empresa Nadir, queria fazer o Copo Americano de uma maneira mais rápida e com um custo mais baixo, e foi aí que começaram a surgir as ideias. Fazer gota tripla, ou em quadrupla, qual o processo e qual o sistema? As conversas avançaram e abordava-se o conjunto de formas. Na época produziam-se 200 copos por minuto, empregando duas maquinas e um único alimentador. Imaginaram então criar dois conjuntos de maquinas numa só.
Entretanto, havia uma dificuldade: seria preciso uma mesa enorme ee não se queria aumentar a mesa. A solução era usar cilindros hidráulicos. Iniciaram pesquisas e foram até a Valtec, uma empresa alemã que poderia fornecer os cilindros. Porém os técnicos desconfiaram do verdadeiro motivo da necessidade dos cilindros. Oque era ainda um segredo da Nadir, pois a ideia era revolucionaria.
Os alemães foram por fim convencidos a fazer o modelo do cilindro proposto. Entretanto surgiu um novo problema: como alimentar tal maquina ? Encomendaram então ujm mecanismo de outro fornecedor alemão, sem revelar a verdadeira intenção. Discutiram muito a respeito do mecanismo, mas em setembro de 1998 ficou pronta a maquina, uma prensa quadrupla dúplex apelidada de PDQ. Ela realizou oque no ano anterior parecia loucura, fabricava 370 copos por minuto. Mas não ficaram satisfeitos e resolveram testar as capacidades da maquina, e após os últimos testes , a maquina alcançou a marca de 440 copos por minuto. Até então para se ter uma ideia a maquina mais rápida ficava em Cognac na França e fazia somente 160 copos por minuto.
Hoje vende-se 1,2 milhão de dúzias de Copos Americanos por mês e 14,4 ao ano. A pergunta é, a Nadir