cartilha de transito
Elaborar uma cartilha com um dos seguintes temas: violência, aborto, trânsito agressivo, discriminação ou corrupção, e desenvolver orientações cidadãs para um futuro melhor e expor regras de cidadania.
Introdução
A Legislação de Trânsito no Brasil é formada pela Lei nº 9.503/97. O Código de Trânsito Brasileiro-CTB, fundamenta seu conteúdo na segurança de trânsito, no respeito pela vida e na defesa de preservação do meio ambiente.
No transito, a agressão é cada vez mais frequente em diversas situações, e que resultam consequentemente em acidentes que podem ser fatais. Muitos motoristas agem de maneira inconsequente, dirigindo em alta velocidade, com teor alcoólico, ou em péssimas situações psicológicas. Nesta cartilha traremos orientações para que condutores, e pedestres tenham atitudes preventivas, e conscientes que sendo colocadas em prática resultarão em um transito seguro para o bem de todos.
Código de Trânsito Brasileiro
É obrigação de todo condutor, e pedestre conhecer e cumprir a legislação de trânsito. Ambos são responsáveis por todos os seus atos, e o desconhecimento da lei não pode ser usado na defesa de um infrator.
Trânsito
Trânsito é a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, para circulação, parada, estacionamento e operação de carga e descarga.
Direitos e deveres do cidadão no trânsito
É seu dever:
Transitar sem constituir perigo para os demais elementos do trânsito (Art. 26 do CTB)
Direitos:
Utilizar vias seguras e sinalizadas. Caso a sinalização esteja deficiente ou precária, a autoridade sobre a via deve ser responsabilizada e corrigir tal falha (Art. 1º do CTB)
Cobrar das autoridades a educação para o trânsito (Art.74)
Normas de circulação e conduta (capitulo III do CTB)
Quanto ao condutor:
Ao conduzir o veículo, portar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), original e compatível com a categoria do veículo e dentro do prazo de validade;
Possuir veículo em bom