1 RELATORIO PESO VOLUME A
Medidas caseiras são instrumentos destinados a medir as quantidades de determinados alimentos que serão utilizados para preparar e servir refeições, aferidas por meio de utensílios existentes em qualquer residência, como copos, xícaras, colheres, conchas, etc. Devido a sua facilidade de uso e acesso, esses instrumentos culinários são amplamente utilizados tanto em cozinhas residenciais quanto em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) para calcular as quantidades de alimentos que serão preparadas nas refeições. Cada um desses instrumentos pode medir quantidades distintas de um mesmo alimento, de acordo com a forma que o manipulador realizar essa operação (VARGAS, 2001).
Para obtenção da quantidade dos alimentos contidos nas medidas caseiras deve-se realizar a pesagem dos alimentos com técnicas precisas (REMATOSO, 2009).
Os alimentos possuem quantidades distintas de carboidratos, lipídios, proteínas, minerais, vitaminas, fibras e água (KATHLEEN, 2005). O cálculo de uma dieta visa, entre outros aspectos, a atingir as necessidades nutricionais dos indivíduos, possibilitando o funcionamento e manutenção adequados do organismo, bem como o restabelecimento de patologias relacionadas ao metabolismo (KATHLEEN, 2005). Essas necessidades dependem da ingestão e biodisponibilidade de macro e micronutrientes presentes em cada alimento (KATHLEEN, 2005).
De posse do conhecimento acerca das quantidades, biodisponibilidade, fatores de correção, inter-relações e interações entre os nutrientes contidos nos alimentos, o nutricionista pode calcular a quantia de cada alimento a ser ingerido, para que as recomendações nutricionais possam ser atingidas. Porém, com vistas a facilitar e agilizar o preparo das refeições, o nutricionista converte esses valores de “peso bruto” em valores que possam ser mensurados por medidas caseiras, facilmente assimiladas e manipuladas pelos funcionários das Unidades de Alimentação e Nutrição, assim como pelos indivíduos em suas próprias