copia trabalho
A organização como maquina da uma continuidade como uma organização hierárquica de acordo com os níveis de autoridade. Teu ponto fraco é com que faça que perda a essência humana, valorizando apenas as maquinas, não se importando com as necessidades humanas, é uma vida organizacional frequentemente rotina como a previsão exigida de um relógio ex: horário para chegar e sair horário de almoço e etc.
Esperando que as pessoas operem como maquinas de maneiras roteirizadas eficientes confiáveis e previsíveis, trata-se como um sistema fechado não atendendo para mudanças do mercado e uma imensa dificuldade de adaptação e flexibilidade.
As organizações funcionam bem quando os enfoques mecanicistas ressaltam sua utilização, ou seja:
• Quando existe uma tarefa contínua a ser desempenhada;
• Quando o ambiente é suficientemente estável para assegurar que os produtos oferecidos sejam os apropriados;
• Quando se quer produzir sempre exatamente o mesmo produto;
• Quando a precisão é a meta;
• Quando as partes humanas da “máquina” são submissas e comportam-se como foi planejado que façam.
A metáfora mecanicista é utilizada na empresa amidos castelo, não por uma exigência da empresa e sim uma exigência natural, para que todo o processo de fabricação de certo produto seja eficaz. Os funcionários tem horário de entrada e saída, tem trabalho rotineiro, como por exemplo, a classificação do produto final, todo dia, três funcionarias seleciona polvilho da mesma maneira e no mesmo lugar, tudo feito repetitivamente.
Algumas regras obtidas dentro da empresa, torna-se um trabalho mais mecânico para se ter um melhor controle e cobrança de funcionários mais “espertos”.
Metáfora organismo:
Ênfase na capacidade de adaptação e no desenvolvimento de competências humanas, ou seja, uma organização com um sistema aberta disposta a receber mudanças, apropriado para lidar com ambientes turbulentos e competitivos, como novas tecnologias a ser acompanhadas.