COPA DO MUNDO 2014
De quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol. A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada em 1930 no Uruguai. Em 1950 o Brasil foi escolhido pela primeira vez como país sede da Copa, os brasileiros ficaram entusiasmados e confiantes no título porem nosso país perdeu na final para a seleção do Uruguai, conquistando o título somente em 1958 na disputa realizada na Suécia. O Brasil é o único país que participou de todas as Copas e é o país com mais títulos conquistados (total de cinco títulos).
Em 2014 o Brasil será novamente sede da competição, essa noticia causou muita polêmica onde se dividiram as opiniões em apoiando ou não a realização do evento. O fato é que a Copa vai mudar muito o cenário econômico do país, mas só depois dela poderemos avaliar se a mudança foi positiva ou negativa.
Segundo a entrevista concedida pela presidenta brasileira Dilma Rousseff no dia 28 de janeiro de 2014 em Havana, o mundial trará benefícios por ser um dos maiores eventos culturais do mundo e benefícios na infraestrutura do país, segundo ela “O principal investimento está em toda a estrutura de aeroportos, em todas as estruturas de portos. Em todas as obras, que são muito maiores que a Copa, de mobilidade urbana. (...) É uma visão pequena não perceber a importância da Copa para o povo brasileiro e para o país.”
Para o ministro do turismo Vinícius Lages a importância de sediar uma Copa do Mundo para o turismo nacional é uma oportunidade única. Durante os jogos há pelo menos dois bilhões de telespectadores, é uma publicidade gratuita em escala global. O turismo passou a receber recursos do PAC, foi possível a mobilização do setor privado para o investimento na área de hospedagem, houve investimento na qualificação profissional. Durante o período da copa muita gente se beneficiará nesse período, como bares, restaurantes e hotéis. De modo geral, o setor hoteleiro já vem se preparando há