Comentário sobre Evolucionismo cultural por Rafaela Barros
Então, por volta do século XX, surge uma subdivisão dessa teoria, que é o neo-evolucionismo. Que diz que a evolução depende da tecnologia de alguma forma, ou seja, “(...) o estudo da evolução cultural e social está intimamente relacionado com a evolução tecnológica.” (ALVES, 2007, P.22). Seria uma nova forma de pensar o evolucionismo de modo a retornar, segundo White, à culturologia, ou seja, analisar em suma a evolução cultural.
Um ponto que chamou minha atenção foi a questão da sobrevivência, como elemento básico na teoria evolucionista, onde cita a seleção natural de Darwin, que explicita o fato de que os mais fortes sobrevivem. Exemplificando melhor, da mesma forma que Darwin explica em sua teoria, que os seres humanos e animais evoluem de acordo com sua aptidão a viver em determinados ambientes hostis que os cercam, podemos trazer esse exemplo para os dias atuais, uma pessoa que se adéqüe melhor a um estilo de vida, ou à cultura de certo lugar, tem mais chances de evoluir culturalmente do que uma pessoa isolada. A sobrevivência faz com que as pessoas se adaptem a um tipo de ambiente(...)
Hoje em dia ficou mais fácil a decisão de dar continuidade à sua espécie, por exemplo, as mulheres muitas vezes optam em se desenvolverem financeiramente, culturalmente, deixando de lado o papel de ser mãe, de procriar, instituído pela sociedade. Com o avanço de métodos contraceptivos, uma