Análise Midiática de The Simple Life
Cenas midiáticas
Professora Paola Mazzini
PP1E
Carolinne Vergari
Isabel Tenente
Izadora Dolfini
Mariana Rivaldo
Rafaela Alencar
São Paulo, 2014.
• Introdução
O objetivo do trabalho é analisar características da sociedade a partir da observação de um reality show. Ao relacionar os conceitos dos autores vistos em sala de aula com os temas abordados pelo programa, é possível entender traços da relação da mídia com os receptores.
As obras usadas para fundamentar essa análise foram “Show do eu”, de Paula
Sibília, “A cultura da mídia”, de Douglas Kellner, “Fazendo pessoas felizes” de João
Freire-Filho e “Vida para consumo” de Zygmunt Bauman.
O grupo assistiu os quatro primeiros episódios da primeira temporada do reality e fez a leitura das já mencionadas obras. Também foram usadas como objeto de estudo pesquisas a respeito da vida de Nicole Richie e Paris Hilton.
2
• Descrição do Reality
O reality show norte-americano The simple life transmitido pela Fox, estreou
em 2 de dezembro de 2003. O programa desafiou as socialites Paris Hilton - herdeira da rede de hotéis Hilton - e Nicole Richie - filha do cantor americano Lionel Richie - a passarem 40 dias em uma fazenda em Altus, interior do estado de Arkansas, onde teriam que abandonar o celular, cartão de crédito entre outros luxos. Nesse período, levaram uma vida mais simples, dividindo uma casa que tinha apenas um banheiro com mais sete pessoas, passaram a dirigir uma caminhonete mais simples do que seus carros luxuosos e começaram a trabalhar para ter o próprio dinheiro.
As patricinhas de Los Angeles