Copa das confederações
No período da Copa das Confederações (15 a 30 de junho), os responsáveis pela cidade tiveram que ter uma preocupação redobrada com esses serviços oferecidos para os turistas. Assim, pensando na correta distribuição da rede de energia elétrica em dias de jogos para que não ocorresse queda de energia, houve substituições dos profissionais por sistemas conhecidos como teleassistência, operados a distância por programas automatizados.
“É justamente para prevenir esse tipo de incidente que o ONS acionará o regime especial de operações do sistema elétrico durante a Copa das Confederações e também na Copa do Mundo de 2014. - Trata-se de uma norma do Conselho Nacional de Política Energética, que prevê um conjunto de ações de segurança adicional para grandes eventos, sob coordenação do Ministério de Minas e Energia. É o caso, por exemplo, do carnaval e de eleições nacionais, quando é preciso garantir o abastecimento de energia elétrica sem interrupções e que será aplicada também aos grandes eventos esportivos”- ressaltou Ronaldo Schuck.
“Para Fonseca, pode haver problema se ocorrer uma fatalidade que cause o desligamento de um sistema teleatendido e não seja possível colocá-lo em funcionamento sem a presença de operador ou de uma equipe de profissionais. - Até que eles cheguem, muitas vezes tendo que viajar grandes distâncias, a energia não