Copa das confederações
A Copa das Confederações ou Taça das Confederações (português europeu) de 2013 é a nona edição da competição realizada a cada quatro anos pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). Está sendo realizada no Brasil entre 15 e 30 de Junho1 e servirá como teste para realização da Copa do Mundo de 2014.
A competição conta com a participação de oito equipes: a campeã da Copa do Mundo de 2010, os campeões continentais, e o Brasil, país-sede, além da vice-campeã europeia, Itália, pois a campeã, Espanha, já obtivera a vaga por ser campeã do mundo. A competição conta com a participação de quatro seleções campeãs mundiais: Brasil, Espanha, Itália e Uruguai.
Sorteio
No dia 28 de novembro de 2012, a FIFA anunciou que o Brasil e a Espanha seriam os cabeças de chave do torneio, nos grupos A e B respectivamente, e que o Uruguai seria adversário da Espanha e a Itália, do Brasil, evitando que países da mesma Confederação ficassem na mesma chave na primeira fase.
O sorteio dos participantes dos grupos ocorreu em 1 de dezembro, no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo às 11 horas da manhã (horário local de verão) e foi nomeado de "Festival do Campeões". Neste evento, foram assistentes convidados o chef Alex Atala e a supermodelo Adriana Lima, com apresentação da jornalista e apresentadora Glenda Kozlowski.
A distribuição das equipes pelos potes se deu da seguinte maneira:
Pote A
Brasil (previamente definido como A1) Espanha (previamente definido como B1) Itália Uruguai
Pote B
Nigéria (ainda não definido à época do sorteio) Japão México Taiti
Durante o sorteio, Atala errou ao tirar as bolinhas e causou uma grande confusão na formação dos grupos.4 Ao invés de sortear a posição do Uruguai no Grupo B, ele sorteou uma das bolinhas do pote do Grupo A, o que confundiu o secretário geral da FIFA, Jérôme Valcke. Para consertar o erro, ele colocou o Uruguai na posição B2, que foi