Coorporativismo no Brasil
IFPA
ÉTICA PROFISSIONAL EM ENGENHARIA ELÉTRICA
Arthur Nascimento da Câmara – 2010210011
Claucio Ferreira da Silva – 2010210022
Gabriel Oliveira de Almeida – 2010210010 Israel Hidai Lobato Lemos – 2010210013
I2104MF – Eletrotécnica IV
O.N.T. – Organização de Normas no Trabalho
Prof.: Rodrigo
Belém – PA.
Junho / 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1. CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DE ENG. ELÉTRICA 4
1.1. Prefácio 4
1.2. Identidade das profissões e dos profissionais 4
1.3. Deveres 5
1.4. Condutas vedadas 7
1.5. Direitos 8
1.6. Infração Ética 9
CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
INTRODUÇÃO
Ética profissional é o conjunto de normas éticas que estão dispostas a formar a consciência e conduta do profissional. Ética é uma palavra de origem grega (éthos), que significa propriedade do caráter. Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é proceder bem, é não prejudicar o próximo. Ser ético é cumprir os valores estabelecidos pela sociedade em que se vive ou, em termos profissionais, atender aos princípios determinados ao ambiente de trabalho, isto é, cumprir com todas as atividades de sua profissão.
“Nenhuma sociedade pode sobreviver sem um código moral fundado em valores compreendidos, aceitos e respeitados pela maioria de seus membros”. (José Renato Nalili)
Como sendo uma norma de trabalho, a ética, em profissões, deverá ser seguida por aqueles que compõem a empresa ou grupo não havendo prioridades, ou seja, ela deve ser direcionada a toda hierarquia de trabalho. Contudo, são estabelecidos órgãos fiscalizadores a cada área ou setor de trabalho, a fim de verificar se o código de ética determinado por lei está de acordo, onde eles podem ser regionais e federais. Por exemplo, cada estado brasileiro tem um CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) responsável para fiscalizar e aprimorar as atividades das áreas inclusas neste