Resumo do Capítulo 10 do Livro TGA - Chiavenato
Curso/ Cadeira
Nome do trabalho
Professor:
Aluno:
São Jerônimo
Data
A competição entre as empresas hoje em dia é uma das principais causa do aumento da descentralização interna, o que vem aumentando significativamente nos últimos 30 anos, com a descentralização se tem maior uso na habilidades da empresa, mais autonomia para os funcionários, fazendo com que sejam descobertos novos talentos através das decisões tomadas por eles, pela rapidez e resultado das ações tomadas por eles para mudanças internas. Apesar dos pontos positivos da descentralização não significa que todas as empresas devam seguir esse método, deve ser avaliado pelos gerentes a situação da empresa, o quão necessário se torna ou não a descentralização.
NÃO PODE!!! Por conta da grande concorrência entre as empresas hoje em dia, estas sentem maior incerteza e consequentemente se descentralizam.
Esta tendência vem aumentando nos últimos 30 anos.Acredita-se que a descentralização alivia a carga dos gerentes, fazendo maior uso das habilidades e talentos dos outros funcionários, garantindo que as decisões sejam tomadas por pessoas informadas e permitindo respostas mais répidas para as mudanças internas.
Mesmo assim, essa tendência não significa eu todas as empresas deveriam seguir esse processo de descentralização das tomadas de decisão. Os gerentes deveriam avaliar cada situação organizacional isoladamente, decidindo assim, o nível de tomada de decisão que melhor satisfizesse as necessidades organizacionais.
Um exemplo de descentralização que deu certo foi dos caminhões da UPS, que carregam 7% do produto interno bruto dos EUA todos os dias, e que no dia 11 de setembro de 2001 (ataque das torres gêmeas), conseguiram se manter operando em tempo, graças a um sistema administrativo descentralizado que dá maior autoridade aos gerentes locais para tomada de decisão.
A Johnson & Johnson também concede autoridade quase total à todas suas 180