Coordenação motora fina oficial
Esta coordenação motora diz respeitos aos trabalhos mais finos, aquele que podem ser executados com auxilio das mãos e dos dedos, especificamente.
Aqueles com grande importância entre mãos e olhos , quando a criança desenvolver a coordenação motora fina, será comum observar também tonicidade muscular nos membros superiores e inferiores. coordenação motora fina é a de músculos menores, como mãos, dedos e pés. São verificados através da pintura e no manuseio de materiais com lápis, canetinha e tesoura. Exigem movimentos mais firmes e delicados, devendo ser mais precisos, movimentos esses que serão utilizados durante a vida toda.
A coordenação motora fina é responsável pela capacidade de usar de forma precisa e mais eficiente os pequenos músculos que estão no nosso corpo, para que assim eles produzam movimentos mais delicados e específicos que outros tipos de coordenação motora. A coordenação motora fina é usada para costurar, escrever, recortar ou para digitar.
O professor da educação infantil, conhecedor dessas especificidades, deve elaborar atividades que possam auxiliar o desenvolvimento de todas as coordenações. Para trabalhar a coordenação motora geral, músicas gestuais e danças podem ser usadas para estimular as partes do corpo.
Rasgar papéis, modelar massinhas, ligar os pontos, desenhar traços geométricos e pintar dentro dos limites dos desenhos são atividades que auxiliam a evolução das habilidades motoras das crianças. No momento em que a criança precisa ser alfabetizada, ela já deve ter o mínimo do domínio da coordenação motora fina, para conseguir realizar tarefas simples, como segurar o lápis de maneira correta e fazer as curvas das letras.
Também poderemos observar que é a coordenação motora fina quem vai garantir um bom traçado de letra. Uma criança precisa ser motivada, precisa ser encorajada, precisa ser levada á possibilidade da tentativa.
Para isso, faz-se necessário que ele esteja