Cooperação e competição nas redes de negócio
Inovações tecnológicas e a globalização dos mercados e economias alteraram a configuração do ambiente de negócios. As organizações começaram a lidar com novos concorrentes, novos mercados, novos clientes e com o mercado global. Parte dai a necessidade de obter novos arranjos organizacionais que vão auxiliar na obtenção de novos e melhores resultados organizacionais. Mudanças originadas pela demanda dos consumidores, pela evolução tecnológica, pelos novos entrantes entre outros fatores, fazem com que a empresa procure se adequar ao novo cenário buscando adotar estratégias apropriadas ao contexto competitivo, tais como a cooperação, competição, coopetição, coexistência e redes de negócios.
Cooperação é uma relação baseada na colaboração entre as organizações, buscando alcançar objetivos comuns. Alianças estratégicas, acordos cooperativos, joint ventures são exemplos de estratégias cooperativas que auxiliam as empresas a se reiventarem para se diferenciarem das demais. Caracterizam-se por acordos formais, onde os competidores formam alianças estratégicas ou parcerias e por acordos informais, baseados em normas sociais e na confiança. É fundamentada na confiança mútua entre os parceiros, de modo que o relacionamento seja harmonioso, produtivo e satisfatório a todos os envolvidos.
No atual contexto competitivo as empresas devem buscar recursos que lhe garanta ótimos resultados positivos e sustentáveis. Tal ambiente favorece a contínuas inovações das empresas para que obtenham vantagem competitiva perante a seus concorrentes. A vantagem competitiva é a criação de valor para a organização. Deve-se ressaltar que os conflitos são frequentes em um ambiente competitivo. Uma empresa procura seguir a outra, o que irá diferenciá-la é como ela se posiciona no mercado, se é capaz ou não de realizar mudanças radicais que interfiram no mercado ou mesmo que possibilitem a conquista de novos mercados. De