Cooperação competitiva
Isabella de Andrade Piratininga
Cooperação Competitiva
Para driblar a forte concorrência do cenário econômico atual, as empresas começaram a atuar de forma conjunta e associada. Esse é um novo modelo de negócio, conhecido como Cooperação Competitiva, que possibilita o desenvolvimento empresarial e organizacional da empresa baseado no conceito de compartilhamento e ajuda mútua entre as partes.
Segundo BRANDENBURGER e NALEBUFF, esse modelo esta também ligado a um outro conceito, que chamam de Rede de Valor, formada por quatro jogadores: fornecedores, consumidores, concorrentes e complementadores, cada um com seu papel. Os autores enfatizam a importância de reconhecer que as organizações desempenham múltiplos papéis no jogo dos negócios, os quais são possíveis de identificar na
Rede de Valor. Para eles, é contraproducente rotular uma organização somente de consumidora ou de fornecedora, ou apenas de concorrente ou de complementar. Ao longo da dimensão vertical da rede de valores há uma mistura de cooperação e competição.
Os autores também afirmam que “é cooperação quando fornecedores, organizações e consumidores se juntam para criar valor. Mas, quando é preciso dividir o Mercado, isto é competição”.
Com esse novo modelo de cooperação, as empresas podem compartilhar suas tecnologias e conhecimento para atingir um novo mercado ou ampliar um já existente. Todas as partes são beneficiadas, com a troca de experiência e com isso conseguem juntas alcançar novos públicos e gerar um diferenciamento de mercado.
A exemplo do Bomnegócio.com, maior site de classificados online do Brasil, que entendeu que 2014 seria o ano para conseguir de fato se diferenciar de seus concorrentes no Brasil. A aposta foi o lançamento de uma ferramenta de pagamento P2P, sendo essa a primeira plataforma de pagamento online de um site de classificados no Brasil. Durante o desenvolvimento a empresa percebeu que precisaria de um apoio para o desenvolvimento