Cooperativismo
Bruna Grings da Silva¹
Clayton Albani²
Franciele M. de Azevedo³
RESUMO
O objetivo principal deste artigo é apresentar a importância do Cooperativismo e das Cooperativas no desenvolvimento sustentável e mostrar quais são as vantagens da implantação das cooperativas em Gravataí e região. Verifica-se que a cidade e a população só têm a se beneficiar com essas oportunidades. As cidades bem sucedidas são aquelas em que a prefeitura também aposta na economia solidária, no caso o cooperativismo, como alternativa para o combate ao desemprego. Sendo uma forma de resposta à globalização existente hoje.
Palavras-chave: Gravataí, economia solidária, emprego, globalização.
1. INTRODUÇÃO
A Economia Solidária, conhecida principalmente na forma de cooperativismo, vem ganhando espaço à medida que aumenta o desemprego e diminuem as garantias sociais. O Cooperativismo nada mais é que uma associação de pessoas unidas a fim de cooperar umas com as outras, visando à solução de problemas econômicos por meio da solidariedade humana.
A busca pelo desenvolvimento sustentável faz parte dos princípios cooperativistas, que sugere qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.
Segundo PIRES (2004) “A relação entre cooperativismo e desenvolvimento social é um dado reconhecido por diferentes organismos internacionais para a geração e manutenção do emprego, de infraestruturas e de atividades socioeconômicas diversas, contribuindo para a reestruturação das áreas afetadas, especialmente em áreas mais débeis”.
__________________________
¹ Estudante do curso de administração de empresas na Faculdade Cenecista Nossa Senhora dos Anjos – Facensa. Contato: brunynha_grings@hotmail.com
² Estudante do curso de administração de empresas na Faculdade Cenecista Nossa Senhora dos Anjos – Facensa. Contato: claytonalbani@hotmail.com
³