cooperativismo de credito
KÊNNIA PORFÍRIO MOREIRA
DEPENDÊNCIA QUIMICA E REINSERÇÃO SOCIAL
UNAÍ – MG
2012
KÊNNIA PORFÍRIO MOREIRA
DEPENDÊNCIA QUIMICA E REINSERÇÃO SOCIAL
Trabalho apresentado como requisito parcial para a aprovação na disciplina de Ciências Sociais e Politícas.
Orientador: Professor Paulo Giovanni
UNAÍ – MG
2012
“Precisamos vencer a fome, a miséria, e a exclusão social. Nossa guerra não é para matar ninguém – é para salvar vidas.” (Luís Inácio Lula da Silva)
Resumo
Dependência química e reinserção social
O presente trabalho tem por finalidade mostrar como é trabalhada a reinserção social de dependentes químicos. Neste sentido procedeu- se uma pesquisa bibliográfica, e através desta, foi constatado que o trabalho em grupo e a presença da família durante o processo é fundamental. Dai a importância deste trabalho, buscar sensibilizar a sociedade sobre a importância de se trabalhar a temática.
Abstract
Chemical dependency and social reintegration
This study aims to show how it is crafted social reintegration of drug addicts. In this sense we carried out a literature search, and through this, we found that group work and family presence during the process is key. Hence the importance of this work, seeking to sensitize society about the importance of working the issue.
Introdução
Para que possamos entender o processo de reinserção social é necessário saber, e entender o que é a exclusão, ato pelo qual alguém é privado ou excluído de certas funções, que implica em uma dinâmica de privações como família, trabalho quer seja formal ou informal, moradia, entre outros. A reinserção pode ser considerada como uma reconstrução de perdas com o objetivo de capacitar a pessoa a exercer o seu direito à cidadania, que, para o paciente em recuperação significa o resgate da