Política
(visando a primeira prova do semestre)
Atividade política: desenvolvimento de ideias, conceitos;
A política decide as regras pelas quais os homens daquela sociedade viverão e busca alcançar os objetivos coletivos dessa mesma sociedade.
Segundo Aristóteles, a política é a única atividade coletiva com fins comuns, ou seja, é através desta que os interesses de uma sociedade podem ser atingidos.
Moralismo político
O moralismo político, basicamente, trata a política de uma forma a considerar questões como a felicidade, fraternidade, igualdade e etc; deve-se buscar concretizar objetivos relevantes para aquela sociedade ao levar-se em conta esses princípios.
Realismo político
O realismo político, baseando-se em Maquiavel e Thomas Hobbes (que presenciaram períodos de guerra), é “o do poder”. Os valores e as ideias de igualdade e fraternidade, por exemplo, não são fundamentais, pois não servirão para garantir o poder ou para derrotar os inimigos referentes àquela sociedade em questão. “O Príncipe” é uma obra que simboliza muito bem isso: o governante deve ser firme em suas decisões.
Questões
1) Levando-se em conta o resumo, pode-se dEu acredito que todas as minorias merecem pleno amparo do Estado contra preconceitos e discriminações e eventual falta de acesso aos direitos e oportunidades mais básicos. Entretanto, o que faz com que eu jamais venha me admitir plenamente esquerdista é o fato de eu concordar com o trecho abaixo até o último ponto.
Fonte: Marxismo e inveja (http://www.ronaud.com/sociedade/marxismo-e-inveja/)er que o realismo político é uma forma de poder autoritário?
2) Mulheres, por exemplo, podem ter participação política, segundo os moralistas políticos?
Não adianta fazer estardalhaço por um beijo pouco convencional, como o da novela Amor à Vida, e achar super normal heroizinhos mimados batendo em todo mundo e matando gente a torto e a direito em filmes. Para mim, beijos e cenas sensuais não são o pior. Porque sexo e