Coopera o Internacional
A Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, a CID, talvez esteja entre as ações mais dinâmicas nas relações internacionais da Guerra Fria.
Países do Sul econômico que tinham sido beneficiários da ajuda internacional desde o final dos anos 1940, deram os primeiros passos como doadores de CID a partir de 1970. E foi a partir disso que a Cooperação Técnica entre Países em Desenvolvimento (CTPD) teve início.
Após a introdução do tema da CTPD, o artigo investiga a história do Brasil no sistema de cooperação internacional para o desenvolvimento a partir da institucionalização da CNAT (Comissão Nacional de Assitência Técnica) até a formação da ABC (Agência Brasileira de Cooperação), mostrando, portanto, tanto o lado do Brasil como recebedor quanto o de doador.
2. A ajuda no sistema internacional: teoria e história
2.1 Conceitos e atores
A Cooperação Técnica Internacional é parte da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (CID), que também é conhecida simplesmente como “ajuda”, que no caso seria “aid” em inglês, ou “assistência internacional para o desenvolvimento” e até AOD, que seria “Ajuda Oficial para o Desenvolvimento”. É importante citar que existem diferenças entre os próprios termos, como por exemplo, nas palavras “assistência” e “ajuda”.
Assim sendo, o artigo tem início mostrando a definição dos termos que serão usados, porém, no começo, sem mostrar suas implicações.
Conceitos:
° Ajuda Oficial para o Desenvolvimento (AOD) É a transferência de recursos de origem pública para países em desenvolvimento, que acontece a partir do cumprimento de X requisitos ° Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (CID) O termo CID designa a movimentação de recursos públicos, sejam eles financeiros ou técnicos, que partem de Estados ou Organizações Internacionais, para o desenvolvimento do país recebedor, porém, exclui ajuda humanitária e militar. ° Sistema Internacional de Cooperação ao Desenvolvimento