Convivência entre cães e gatos
ALBERTO BITTENCOURT; ICARO FERNANDES; JACINARA DORIA;
MARIANA WOUTERS; RAFAELA LARANJEIRA
SALVADOR
2014
ALBERTO BITTENCOURT; ICARO FERNANDES; JACINARA DORIA;
MARIANA WOUTERS; RAFAELA LARANJEIRA
SALVADOR
2014
SUMARIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. APRENDIZAGEM 5
2.1. TIPOS DE APRENDIZAGEM 5
3. INTERAÇÃO ENTRE AS DUAS ESPECIES 6
4. COMO APRESENTAR O CACHORRO AO GATO E VOCE-VERSA 7
4.1. SEM PRESA 8
4.2. DE OLHO NO ESTRESSE 8
4.3. SEGURANÇA 8
4.4. SOLTANDO O GATO 9
4.5. TOLERANCIA ZERO 10
4.6. LIBERDADE TOTAL 11
5. REFERENCIAS 12
INTRODUÇÃO
Gatos
O gato é uma espécie do norte da África e do oriente médio e relação entre gatos e seres humanos existe por pelo menos 9.500 anos, por exemplo, na Babilônia e no antigo Egito (Vigne et al. 2004). Os gatos são naturalmente independentes por terem sido menos alterados pelos seres humanos em relação ao seu comportamento, como por exemplo, enquanto os cães eram domesticados para conviver em harmonia com os humanos, os gatos eram usados para acabar com pragas como ratos.
No século XIV durante a baixa Idade Média a igreja católica além de queimar pessoas na fogueira, também queimavam gatos alegando serem criaturas do "demônio" e com essa matança do pobre animal a proliferação de ratos na idade média cresceu ocasionando uma pandemia de peste negra.
Cães
A associação entre lobos e seres humanos, uma vez que cães são lobos, ocorre há pelo menos 12.000 anos. Pode-se dizer que cães domesticaram os seres humanos como os seres humanos domesticaram os cães. A relação entre humano e cão era mutuamente benéfica, os dois olhavam um ao outro como um membro de sua matilha ou tribo. Com outras espécies de animais não seria capaz de acontecer isso e essa relação ainda continua até hoje, pois atualmente vários papéis na sociedade humana foram assumidos pelos cães e características