Conversor de frequência
40% de toda a energia na Europa e América do Norte é consumida nos edifícios. A maior parte dessa energia é consumida nos sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado (sistemas AVAC).
Com os custos crescentes da energia e as preocupações com os níveis de CO2 e aquecimento global, é crucial utilizarem-se todos os meios disponíveis para reduzir o consumo de energia em aplicações de AVAC. O potencial da poupança é enorme.
A chave está em começarmos a olhar mais para os custos de operação/durabilidade (vida útil) do sistema de climatização, onde o custo da energia (custo de operação) desempenha um papel importante, ao invés do investimento inicial no sistema de AVAC. Para dar um exemplo, 90% dos custos de operação/durabilidade (vida útil) de uma bomba ou ventilador é energia.
A maioria das aplicações de AVAC, onde são utilizados conversores de frequência são:
Ventiladores
Bombas
Compressores.
[pic]
Figura 1: Os principais componentes de um sistema de climatização: a circulação de ar, circuitos de arrefecimento de água e circuitos de aquecimento de água.
1. Bombas e Ventiladores
Utilizando conversor de freqüência para controlar a saída de um ventilador ou de uma bomba, ao invés de usar redutores, palhetas, válvulas ou controlo on/off traz grandes poupanças de energia, se a saída necessária é inferior á nominal, na maior parte do tempo de operação.
O conversor de freqüência controla a velocidade da bomba e ventilador, alterando a energia elétrica fornecida, ao invés dos reductores de fluxo. É como reduzir a velocidade de um carro pressionando menos no acelerador em vez de usar o travão para diminuir a velocidade. O tempo de retorno de investimento de um conversor de freqüência Vacon é normalmente um ano ou menos.
[pic]
Gráfico 2: A energia elétrica consumida pela bomba em cargas parciais é significativamente menor utilizando um conversor de freqüência Vacon do que