: Conversor CA/CC (Retificador de Onda Completa com Derivação Central)
Departamento de Engenharia Elétrica
Disciplina: Laboratório de Eletrônica de Potência
Professor: Maurício B. R. Correa
Jordane Gonçalves dos Santos – Matrícula: 109110457
Projeto 1: Conversor CA/CC
(Retificador de Onda Completa com Derivação Central)
Setembro/2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O fornecimento de energia elétrica é feito, essencialmente, a partir de uma rede de distribuição em corrente alternada, devido, principalmente, à facilidade de adaptação do nível de tensão por meio de transformadores. Em muitas aplicações, no entanto, a carga alimentada exige uma tensão contínua, sendo necessária uma conversão de alternada (CA) para contínua(CC).
1.1 Conversor CA/CC A conversão CA-CC é realizada por conversores chamados retificadores. Estes podem ser classificados segundo a sua capacidade de ajustar o valor da tensão de saída (controlados x não controlados); de acordo com o número de fases da tensão alternada de entrada (monofásico, trifásico, hexafásico, etc.,); em função do tipo de conexão dos elementos retificadores (meia ponte x ponte completa).
Neste trabalho será projetado um retificador de onda completa com derivação central. Este conversor permite o controle tanto da parte positiva quanto da parte negativa da alimentação AC, o que aumenta a tensão DC e reduz a oscilação presente na sua tensão de saída, além disso, o período de condução será controlado por meio de tiristores (SCRs). Na Figura 1 abaixo, temos o circuito retificador de onda completa.
Fig.1 – Retificador de Onda Completa com Derivação Central
1.2 Circuito de Comando
O circuito de comando de um conversor é destinado a enviar aos gatilhos dos tiristores as correntes de disparo com formas e valores adequados, em instantes bem determinados, para