Retificador de meia onda e onda completa
Mossoró-RN 2013
Professor:
Aluno:
FONTE DE ALIMENTAÇÃO (Conversor CA-CC) A maioria dos equipamentos eletrônicos são alimentados com tensão contínua, normalmente de 3V a 30V. Ocorre que a tensão disponível nas tomadas de luz de nossas casas são 110V ou 220V alternada, dependendo da localidade. Para transformar a tensão alternada disponível na tomada de luz em tensão contínua, temos que utilizar um circuito normalmente conhecido como conversor CA-CC, mais comumente chamado de fonte de alimentação. Veja a seguir o diagrama em blocos de um conversor CA-CC.
1 - Transformador: Sua função é reduzir o nível de tensão disponível nas tomadas de luz (110V/220V) para níveis compatíveis com os equipamentos eletrônicos.
Inventado em 1831 por Michael Faraday,[2] os transformadores são dispositivos que funcionam através da indução de corrente de acordo com os princípios do eletromagnetismo, ele funciona baseado nos princípios eletromagnéticos da Lei de Faraday-Neumann-Lenz e da Lei de Lenz, onde se afirma que é possível criar uma corrente elétrica em um circuito uma vez que esse seja submetido a um campo magnético variável, e é por necessitar dessa variação no fluxo magnético que os transformadores só funcionam em corrente alternada.
Alguns tipos de transformadores:
Quanto a finalidade:
Transformadores de corrente / Transformadores de potencial / Transformadores de distribuição.
Quanto ao tipo:
Dois ou mais enrolamentos / Autotransformador.
Quanto ao material do núcleo:
Ferromagnético / Núcleo de ar
Quanto ao número de fases:
Monofásico / Polifásico.
2 - Retificador:
Transforma tensão alternada (CA) em tensão contínua (CC) pulsante.
Retificador de meia onda: O nome meia onda vem do fato de que apenas um dos semiciclos da tensão de entrada é aproveitado, podendo ser o semiciclo positivo ou negativo irá depender da posição do diodo. ex: Retificador de meia onda. Ele possui um diodo em série com uma