conversas dificeis
Os autores, já na introdução, definem o que é uma conversa difícil.Você já pensou o que torna uma conversa difícil? Por mais seguros e sensatos que sejamos sempre enfrentamos situações em que temos que conversar com outra pessoa e, de fato, não desejamos fazê-lo. Costumamos nos arrepender mais do que falamos do que aquilo que deixamos de falar. Tanto em negociações quanto no dia a dia. Este é o tema central de “Conversas Difíceis”, um livro extremamente necessário sobre um assunto que evitamos ao máximo. Uma conversa difícil é tudo aquilo que você acha delicado de ser abordado. Segundo os autores, parece não haver um bom caminho definido, por isso o livro mostra técnicas passo a passo, numa abordagem de resultados comprovados, diversos exemplos e situações práticas do cotidiano, que permitem compreender e conduzir com segurança as conversas mais difíceis.
Incluem-se também algumas dicas sobre como se preparar, como iniciar uma conversa de forma que o outro não fique na defensiva e como manter um diálogo construtivo, independente da reação de quem a recebe.
O primeiro capítulo fala sobre os três diálogos envolvidos em cada conversa. O Diálogo do “O que aconteceu?”, “O Diálogo dos Sentimentos” e o “Diálogo da Identidade”. O primeiro trata sobre a disputa em definir quem está certo, quem quis dizer o quê e quem é o culpado e não sobre descobrir o que aconteceu ou sobre o que se está discutindo.O segundo, o diálogo dos sentimentos, aborda sobre como trabalhar os fortes sentimentos que inevitavelmente surgirão em uma conversa delicada, ao invés de tentar evitá-los. E o Diálogo da Identidade busca olhar para dentro da gente. Sobre quem somos e sobre como nos vemos.Assim, exploramos as