Contábeis atividade
CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ – CHRISFAPI
BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
METOLOGIA CIENTÍFICA
1. TEMA: Contabilidade gerencial.
2. DELIMITAÇÃO DO TEMA: A importância da Contabilidade Gerencial para as Micro e Pequenas Empresas no século xxi no Brasil.
3. INTRODUÇÃO
Com as constantes mudanças e aumentos na competitividade entre as empresas brasileiras, torna-se cada vez mais importante adotar técnicas de gestão especializadas. Na realidade brasileira, entretanto, muitas das Micro e Pequenas Empresas não estão estruturadas para enfrentar tal desafio. Além disso, as dificuldades são aumentadas, na medida em que o fluxo de informações necessárias para uma boa gestão empresarial fica maior e mais complexo.
O planejamento é um dos principais pontos de partida para o desenvolvimento das funções gerenciais, sendo um importante processo de reflexão que precede a ação de tomada de decisão. A habilidade do gestor em utilizar-se da Contabilidade Gerencial como ferramenta de gestão e suporte ao planejamento, contribui fortemente para o sucesso da empresa.
4. PROBLEMA
Qual a importância da Contabilidade Gerencial para as Micro e Pequenas Empresas no século XXI no Brasil?
Como as organizações não suportam as pressões normais do cotidiano e acabam encerrando suas atividades, os empresários defendem que a instabilidade econômica seria uma das maiores razões para o fechamento de suas empresas. E, freqüentemente, reforçam seus argumentos, através de exemplos relacionados à obtenção de financiamentos para aquisição de equipamentos e capital de giro, juros altos, dentre outros. Realmente estes fatores ocorrem e têm grande peso na administração das Micro e Pequenas Empresas, mas não podem ser considerados como os principais fatores causadores de tantos problemas.
Nas empresas de pequeno porte, o processo de gestão se ausenta, na medida em que seus gestores exercem as etapas de execução e de controle,