Atividades Contabeis
Professor: Enio Gentil Vieira
Tema objeto de Estudo-01: Contextualização
Tema objeto de Estudo-02: PDD - Provisão Devedores Duvidosos ou, PCLD- Provisão p/ Crédito de Liquidação Duvidosa
Contas a Receber.
As Contas a Receber representam, normalmente, direitos provenientes da venda a prazo de mercadorias e serviços, além de transações envolvendo outros ativos que não estoques, as quais geram valores a receber. Inclui ainda adiantamento de recursos, empréstimos e financiamentos.
Dessa forma, os valores decorrentes da venda a prazo de mercadorias e serviços estão representados como Contas a Receber – Cliente e/ou Duplicatas a Receber, enquanto as demais transações não relacionadas ao objeto principal da empresa apresentam-se como Contas a Receber - Outros Créditos.
Normalmente, o grupo de Contas a Receber é representado pelas seguintes contas:
Contas a Receber - Clientes.
Duplicatas a Receber.
Duplicatas Descontadas (conta credora).
Provisão para créditos de Liquidação Duvidosa (conta credora).
Provisão para Perdas. (conta credora)
As Duplicatas são títulos emitidos pelas empresas nas suas operações de venda de mercadorias a prazo. Após emitir uma duplicata, a empresa pode adotar uma das três seguintes atitudes:
1. Ficar com o titulo em seu poder até que o mesmo seja pago pelo devedor;
2. Endossar e enviar o titulo a um banco para que se promova a cobrança em nome da empresa;
3. Endossar e enviar o titulo a um banco, transferindo ao mesmo sua propriedade e recebendo em troca o valor do titulo, deduzidas as despesas incidentes sobre a operação. Esta operação é denominada “Desconto de Duplicatas”.
As duas primeiras atitudes não envolvem qualquer problema contábil, pois o titulo permanece como propriedade da empresa ate sua liquidação. Com respeito à transferência de posse do titulo, na segunda alternativa, costuma-se às vezes registrar este fato em um sistema de contas denominado