Calculo numérico
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA
CÁLCULO DE VOLUME UTILIZANDO O MÉTODO DE 1/3 DE SIMPSON
Leandro Eustáquio Penedo Lara Júnior
Rodrigo Lopes de Magalhães
PROFESSOR: Hercílio Kasten
Cálculo Numérico
Joinville
2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 03
1 OBJETIVO 04
2 PROCEDIMENTOS 05
2.1 Descrição do experimento 05
2.2 Determinação dos valores das dimensões e o cálculo do volume 06
3 VALIDAÇAO 08
CONSIDERAÇÕES FINAIS 09
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 10
INTRODUÇÃO
Este trabalho consiste na aplicação do método de 1/3 de Simpsom através de um experimento com uma peça de madeira. No experimento será calculado o volume do sólido, que na sua confecção um dos lados possuem uma superfície não retangular. Para calcular o volume desta determinada peça, os conhecimentos adquiridos em sala de aula serão utilizados. Os valores extraídos das medidas da peça serão utilizados para obtermos o volume, mostrando que é possível determinar o volume sem conhecer a função que descreve a superfície não retangular.
1 OBJETIVO
Mostrar a pratica do cálculo de volume através do método de 1/3 de Simpson, mostrando que é possível calcular o volume de um sólido com uma das superfícies não retangular.
PROCEDIMENTOS
As etapas para o cálculo do volume do sólido serão divididas em: Descrição do experimento, determinação dos valores das dimensões e calculo do volume pelo método de 1/3 de Simpson e a validação.
2.1 Descrições do experimento
No experimento foram utilizados:
• 01 sólidos de madeira (MDF)
• 01 paquímetro digital 150mm Mitutoyo Absolute;
• 01 régua de 30cm;
• 01 lapiseira.
A partir de um pedaço de madeira do tipo MDF retangular de dimensões após a confecção da peça, um pedaço de madeira do tipo (MDF) retangular de dimensões 18,34 x 158,68 x n.d.a. (espessura x comprimento