Iluminismo e despotismo esclarecido
- O Iluminismo foi um movimento filosófico, político, social, econômico e cultural, que defendia o uso da razão sobre a visão teocêntrica que vigorou por toda a Idade Média. Começou na França, no século XVIII (século das luzes).
- Esse termo iluminismo está relacionado com esclarecimento, porque os iluministas, os homens da sociedade do antigo regime viviam nas “trevas da ignorância”.
-De acordo com a divisão da sociedade naquela época, pode-se dizer que o Iluminismo foi um movimento iniciado pela burguesia. Sua principal característica é creditar à razão a capacidade de explicar racionalmente os fenômenos naturais e sociais e a própria crença religiosa. De certa forma, os iluministas eram Deístas, ou seja, acreditavam em Deus, mas que este Deus agiria indiretamente nos homens, através das leis naturais.
-O objetivo do iluminismo era a busca da felicidade. Os filósofos da época eram contra a injustiça, intolerância religiosa e a concentração de privilégios nas mãos de poucos (ricos e poderosos).
-Estes iluministas eram divididos em duas classes: os filósofos, com mente voltada para os problemas políticos; e os economistas, que estavam voltados para o lado financeiro, com intenções de aumentar a riqueza da nação.
-Representantes dos filósofos eram: * MONTESQUIEU (1689-1755): Seu livro, “Do espírito das leis”, publicado em 1748, defendia a separação e a ao mesmo tempo a igualdade entre os poderes executivo, legislativo e judiciário. * VOLTAIRE (1694- 1798): Foi o mais destacado dos iluministas. Era irônico e crítico, foi um bom escritor. Difundiu ideias liberais do inglês e também filósofo iluminista, Locke. Por essas críticas, foi muito perseguido, sendo mandado até para o exílio. Publicou Cartas Inglesas, onde criticava o absolutismo e elogiava a liberdade da Inglaterra. Influenciou Catarina II da Rússia e Frederico II da Prússia. * JEAN JACQUES ROUSSEAU (1712-1778): Italiano de Genebra, era contra o estilo de vida luxuoso e mundano.