CONTRUÇÃO E COMERCIO
1. INTRODUÇÃO
O objetivo desse relatório é descrever as atividades desenvolvidas durante o período de estágio no setor de Assistência de Gestão e Organização das Eclusas de Tucuruí, setor responsável pela melhoria contínua dos trabalhos executados.
O estágio supervisionado tem por finalidade prioritária incitar o uso dos conhecimentos práticos, lógicos e realistas dos trabalhos desenvolvidos a cada dia dentro e fora do canteiro de obras, tendo como base os conhecimentos teóricos adquiridos na instituição de ensino (UFPA), mesclados com as experiências vividas pelo estagiário.
As atividades desenvolvidas neste estágio foram voltadas especificamente à área de gerenciamento de obras, baseado no sistema SIGO
ANOTAÇÕES PARA CONTRIBUIR NAS INFORMAÇÕES DO RELATÓRIO
• SIGO (SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA)
• DIVISÃO DE MONITORAMENTO DE ATIVIDADES: CIVIL, TERRAPLANAGEM, INDUSTRIAL.
• OBTENSÃO DE DADOS: PRODUTIVIDADE, CUSTO (CR\CO), DISPONIBILIDADE, INTERFERÊNCIA, HORAS MÍNIMAS, PARTES FALTANTES.
• RDE: REUNIÃO DIÁRIA DE EXCELÊNCIA.
• CÉLULA DE TRABALHO: INCENTIVO AOS COLABORADORES (SEGURANÇA, CUSTO, LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO, ACIDENTES, FALTAS, ENTREGAS DE CONTROLE DE FREQUÊNCIA)
2. REVISÃO BIBLIOGRAFICA
3.1 Técnica da Construção
O estudo da técnica da construção compreende, geralmente, quatro grupos de conceitos diferentes:
O que se refere ao conhecimento dos materiais oferecidos pela natureza ou industria para utilização nas obras assim como a melhor forma de sua aplicação, origem e particularidade.
O que compreende a resistência dos materiais empregados na construção e os esforços as quais estão submetidos, assim como o cálculo da estabilidade das construções.
Métodos construtivos que em cada caso são adequados a aplicação sendo função da natureza dos materiais, climas, meios de execução disponíveis e condições sociais.
Conhecimento da arte necessária para que a execução possa ser executada através das normas