Analise do setor de energia
O Modelo do Setor Elétrico Brasileiro consolidado na Lei 10.848/2004, regulamentada pelo Decreto 5.163/2004. Tem como objetivos principais garantir a segurança de suprimento de energia, promover a modicidade das tarifas e universalizar o atendimento a consumidores de baixa renda. O Brasil possui a vantagem de ser rico em recursos hídricos e apresenta uma forte predominância de usinas hidrelétricas. A geração de energia elétrica no Brasil tem a característica peculiar de ser altamente baseada na geração hidrelétrica, com aproximadamente 85% da capacidade instalada no Brasil. Essa porcentagem é dada por causa da disponibilidade de elevado potencial hidrelétrico perto dos centros de consumos, contrucao de grandes reservatórios e menores necessidades de troncos de transmisao. Existe um total de 1544 empreendimentos de geração de energia no Brasil que gera aproximadamente 90.000MW de potencia. O setor tende a crescer com mais 70 empreendimentos em contrucao e mais 503 empreendimentos esperando autorização.
O Setor Elétrico possui a seguinte segmentação:
Geração ou geradores: que é uma área essencialmente hídrica onde é produzida. Os geradores são empresas como hidrelétricas, termelétricas de carvão ou gás natural e centrais nucleares.
Transmissão: Interliga as fontes geradoras e a rede de distribuição pelo o Brasil em grandes blocos pelas linhas de transmissão. As empresas transmissoras transportam grande quantidade de energia entre as centrais e os pontos de consumo. A maioria desse sistema é controlada por empresas estatais.
Comercialização: Empresas que realizam as operações de compra e venda no mercado não regulado ou livre. Levam para os consumidores através das linhas de distribuição. Cerca de 70% dessas empresas de distribuição são privadadas. Usinas termelétricas, biomassa e outras fontes de alternativas incentivadas vem sendo mais solicitada no Brasil, tendo um aumento significativo de participacao para conseguir atender a