Análise do Setor de Energia Elétrica - Energisa
Segmento: Energia Elétrica
Análise Microeconômica
ENERGISA S/A
O Grupo Energisa, com 108 anos de experiência, tem na distribuição de energia elétrica a base principal de seu negócio. Atualmente, controla cinco distribuidoras de energia elétrica no Brasil, nos estados da Paraíba, Sergipe, Minas Gerais e Rio de Janeiro, prestando serviços a aproximadamente 2,6 milhões de consumidores e uma população de 6,7 milhões de habitantes em 352 municípios, o que representa atendimento a 3,5% da população brasileira e a 10,4% do Nordeste. Foi uma das primeiras empresas a abrir o capital, em 1907, e a obter o registro de nº 3 da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.
PARTICIPAÇÃO DE MERCADO – EVOLUÇÃO
Analisando o percentual de Mercado, a Energisa possui uma parcela menor de mercado comparando com a Light e Copel, porém em crescimento consecutivo. Houve um crescimento de 2% comparando os períodos de 2010 à 2012.
A Energisa utiliza-se de sua Base de Consumidores Diversificada para aumentar sua fatia de mercado. As concessões de distribuição das distribuidoras do Grupo Energisa espalham-se pelo Estado de Sergipe, Paraíba, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A administração da Companhia acredita que essa variada base de consumidores minimiza sua exposição a riscos econômicos e políticos no Brasil.
Em 2011, a Companhia gerou 47,0% da sua receita bruta consolidada no Estado da Paraíba (Energisa Paraíba e Energisa Borborema), 25,4% no Estado de Sergipe (Energisa Sergipe), 16,3% no Estado de Minas Gerais (Energisa Minas Gerais e Energisa Soluções), 9,0% no Estado do Rio de Janeiro (Energisa Nova Friburgo e Energisa Comercializadora). Além disso, a base de consumidores não é dependente de nenhum grupo ou segmento específico da economia brasileira. Em 2012, 35,0% da receita operacional bruta consolidada da Companhia foi gerada pela distribuição de energia elétrica a consumidores residenciais, 17,3% a consumidores comerciais, 11,7% a