Controvérsias por detrás da Genética
Tal como já foi possível ver através de várias notícias e artigos, a genética é um dos temas que atualmente é muito aplaudido, como também é muito criticado. Assim, decidi trazer este tema, apresentando o que realmente é necessário saber sobre estas “investigações”.
A genética foi desde sempre muito usada, primeiramente apenas a um nível que as pessoas nem sequer reparavam. Ao fazer a seleção de quais eram as sementes que tinham dado uma melhor colheita, já estavam a manipular os genes e a tentar que a evolução daquelas mesmas sementes fosse mais rápida do que era suposto.
Após desmascarar o que era realmente a genética começaram a fazer experiências para tentar compreender o que era capaz de se fazer apenas alterando uma parte do DNA, ou seja, modificando um gene.
Os problemas é quando não se muda apenas um gene, quando se tenta desenhar e recriar um animal, um vegetal, e até uma pessoa. Por isso é que talvez, o grande projeto “Genoma Humano” não seja apenas para ver todos os genes que existem, talvez seja também para possibilitar a criação de um “catálogo”, projetado especificamente para que, daqui a alguns anos, seja possível escolher o que se quer para uma pessoa (cor dos olhos, cor do cabelo…). Isto poderá ser possível, assim que os médicos (que já fizeram um grande avanço quanto a isto) consigam desenvolver uma maneira segura de, assim, trocar uma sequência de nucleótidos, possibilitando assim que essa pessoa apresente diferentes características. Será que isto é um avanço, ou um recuo? Tornando as pessoas cada vez mais iguais, criando uma vida mais monótona?