trabaho
CURSO BACHARELADO EM PSICOLOGIA
ARTEMIZE DE SOUSA FARIAS
CARLA FERNANDA GADELHA
JOYCE CAVALCANTE M. SALES
SUELI ALVES DA FONSECA
YASMIRE HARDY REINERT
INSTINTO
Boa Vista, RR
2013
ARTEMIZE DE SOUSA FARIAS
CARLA FERNANDA GADELHA
JOYCE CAVALCANTE M. SALES
SUELI ALVES DA FONSECA
YASMIRE HARDY REINERT
INSTINTO
Trabalho para a nota do terceiro semestre em Psicologia na disciplina Psicologia Evolucionista, com a orientadora Joseilda do Nascimento.
INSTINTO
Trabalho para a nota do terceiro semestre em Psicologia na disciplina Metodologia Cientifica II, com o orientador Valter Freitag.
Boa Vista, RR
2013
1 INTRODUÇÃO
Que forças são essas que nos ajudam a sobreviver? São o instintos humanos. Existem vários tipos de instintos, os de vida e morte, auto preservação social e sexual. Abordaremos o instinto que nos acompanha desde o nascimento e o responsável pela reprodução, respectivamente o de sobrevivência e o de desejo.
O homem, em sua evolução, passou por várias etapas. No princípio, quando ainda mantinha um estreito parentesco com os animais, nele predominavam os instintos. Mais tarde, as sensações e emoções se tornaram determinantes.
Quando já se encontrava mais avançado em sua caminhada, o ser humano passou a valorizar os sentimentos. Isso não significa, claro, que o indivíduo tenha se despojado de todos os instintos, sensações e emoções, pois eles são extremamente necessários para a manutenção da vida humana. Cada uma destas fases existenciais tem sua função primordial para a sobrevivência da humanidade.
2 INSTINTO DE SOBREVIVENCIA
O instinto, do latim instinctu, é algo inato ao ser vivo, um tipo de inteligência no seu grau mais primitivo. Ele guia o homem e os animais que possuem um grau mais elevado em sua trajetória pela vida, nas suas ações, visando justamente a preservação do ser. Os