Controle
O planejamento, a organização a direção e o controle, constituem as funções administrativas; quando visualizadas no conjunto para o alcance dos objetivos, formam o processo administrativo. Processo significa fenômeno que apresenta mudanças contínuas no tempo, fazendo com que os acontecimentos e as relações sejam em evolução e sempre em mudanças.
O Processo administrativo é um ciclo repetitivo de funções: Planejamento, organização, direção e controle
Controle: Definir padrões, monitorar o desempenho, avaliar o desempenho e ação corretiva.
A função controle está relacionada com as demais funções do processo administrativo: o planejamento, a organização e a direção e repercutem nas atividades de controle da ação. Muitas vezes é necessário modificar o planejamento, a organização ou a direção, para que os sistemas de controle possam ser mais eficazes.
O Controle mede e avalia os resultados da ação empresarial obtida a partir do Planejamento, organização e da direção; é o processo administrativo que consiste em verificar se tudo está sendo feito de acordo com o que foi planejado a fim e reparar e evitar os erros, e está presente em quase todas as formas de ação empresarial.
Quanto à sua abrangência, o controle pode ocorrer em três níveis:
Estratégico, Tático e Operacional. De acordo com Chiavenato, (1994, p.435-495) podemos identificá-los da seguinte forma:
- nível institucional temos o controle estratégico:
- nível intermediário temos o controle tático;
- nível operacional temos o controle operacional.
Característica básica que identifica o controle estratégico: É geralmente genérico e sintético, refere geralmente aos aspectos globais que envolvem a empresa como uma totalidade é direcionado para longo prazo.
Finalidade principal: corrigir falhas ou erros existentes; no controle apresenta os meios necessários para evitar falhas no futuro.O planejamento estratégico é orientado para o futuro, é mais voltado