Controle e avaliaçao de planejamento estratégico
1 - FINALIDADES DA FUNÇÃO CONTROLE E AVALIAÇÃO
Tem a função de identificar problemas, falhas e erros que transformam em desafios o planejamento, com finalidade de corrigi-los e evitar sua reincidência.
A partir de suas finalidades , a função controle e avaliação pode ser usada como instrumento gerencial, para corrigir ou reforçar o desempenho apresentado.
2 - INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS AO CONTROLE DE AVALIAÇÃO
A) Tipos de informações: Quantificação temporal de atividades; datas de ocorrências de eventos; objetivos funcionais; valores de custo; metas; quantificação de mão de obra; valores de custos e relatórios.
B) Freqüência das informações: Estabelecer freqüência das informações, pode ser de dois ou três a seis ou sete meses; em termos de controle setorial (tático), e em termos operacionais, (projeto e plano de ação) pode ser de dois ou três meses.
C)Qualidade das informações: Velocidade e precisão das informações para a avaliação e controle do planejamento estratégico.
D) Fontes de informações: São duas fontes de informações: os coordenadores de desenvolvimento e os usuários de sistema.
2.1 - DECISÃO E PROCESSO DE CONTROLE DE AVALIAÇÃO
As informações são necessárias para o processo de controle e avaliação e esse processo gera informações. Torna-se válida a analise entre o processo decisório e o processo de controle.
3 - FASES DO PROCESSO DE CONTROLE E AVALIAÇÃO
Estabelecimento de medidas de avaliação: São decorrentes dos objetivos, bem como das normas e procedimentos.
Medidas dos desempenhos apresentados: Significa estabelecer o que medir e selecionar mediante critérios de qualidade, quantidade, qualidade e tempo.
Comparação do realizado com o esperado: O resultado dessa comparação pode servir a vários usuários, como a alta administração, os chefes das áreas, e os funcionários. Portanto devem-se identificar dentro de um critério de coerência.
Ação corretiva: Medidas ou providências para