asdasdasd
1 Introdução
Toda empresa possui missão, propósitos, macroestratégias, macropolíticas, objetivos, desafios, estratégias, políticas, projetos, e, para alcançar os resultados desejados é necessário que a empresa respeitando determinadas normas e procedimentos, decomponha, seus objetivos até serem transformados em ações e resultados.
O papel desempenhado pela função de controle e avaliação no processo de planejamento estratégico é acompanhar o desempenho do sistema através de comparação entre as situações alcançadas e as previstas, principalmente quanto aos objetivos e desafios, e da avaliação das estratégias e políticas adotadas pela empresa.
Controle pode ser definido como função do processo administrativo, mediante a comparação com padrões previamente estabelecidos, procura medir e avaliar o desempenho e o resultado das ações, com a finalidade de realimentar os tomadores de decisões, de forma que possam corrigir ou reforçar esse desempenho ou interferir em funções do processo administrativo, assegurando que os resultados satisfaçam as metas, aos desafios e aos objetivos estabelecidos.
O resultado final do processo de controle é a informação, deve-se verificar se há todos os dados necessários ao controle e se foram comunicados a todos os interessados.
Antes de iniciar o controle e avaliação deve-se atentar a determinados aspectos de motivação, capacidade, informação e tempo.
Quanto à motivação, deve - se verificar se seu nível é adequado para o desenvolvimento do processo, verificando os seguintes aspectos: Objetivos e desafios foram entendidos e aceitos; Sistema de premiação e punição baseada no desempenho.
Referente a capacidade deve–se verificar se a empresa e seus funcionários estão habilitados para realizar o processo de controle e avaliação.
Quanto ao tempo deve-se verificar se todos os funcionários têm tempo adequado para dedicarem-se a função de controle e avaliação do planejamento