Controle e automacao
Tema da Aula:
Análise da Resposta Transitória
Prof. Dr. Carlos Henrique Farias dos Santos
1
Estrutura da aula
1 Introdução 2 Sistemas de primeira ordem; 3 Sistemas de segunda ordem; 4 Pólos dominantes; 5 Efeitos de pólos e zeros adicionais.
2
1 Introdução
Após o engenheiro obter a representação matemática de um sistema, este sistema é analisado a partir de suas respostas transitórias e de regime permanente. Para verificar se suas características estão de acordo com o comportamento desejado. Na análise e no projeto de sistemas de controle, devemos obter uma base de comparação de desempenho da vários sistemas de controle. Essa base de comparação pode ser estabelecida detalhando-se sinais de entrada de teste específicos e em seguida, comparando as respostas dos vários sistemas com esses sinais Neste módulo desenvolve-se um estudo sobre a parte transitória da resposta dinâmica do sistema. Os modelos destes sistemas dinâmicos são classificados pela ordem das equações diferenciais que os representam. Neste caso de primeira ou de segunda ordem.
3
1 Introdução
PÓLOS, ZEROS E RESPOSTA DO SISTEMA O conceito de pólos e zeros é fundamental a análise e projeto de sistemas de controle, pois simplificam a análise qualitativa da resposta do sistema dinâmico. Pólos de uma Função de Transferência Os pólos de uma função de transferência são os valores da variáveis de Laplace, s, que tornam a função de transferência infinita, ou quaisquer raízes do denominador da função de transferência que são comuns às raízes do numerador. Zeros de uma Função de Transferência Os zeros de uma função de transferência são os valores das variáveis de Laplace, s, que tornam a função de transferência nula, ou quaisquer raízes do numerador da função de transferência que são comuns às raízes do denominador.
4
1 Introdução
Pólos e zeros de um sistema de