Controle e automação
Denomina-se automação industrial o conjunto de técnicas destinadas a tornar automático vários processos produtivos em uma indústria, de modo a eliminar ou reduzir bastante a intervenção humana no mesmo. Os principais objetivos da Automação Industrial são:
• Redução de custos: Aumento da produtividade. • Maior segurança da operação na unidade produtiva. Para implementação da Automação Industrial existem várias técnicas e equipamentos que são aplicados conforme o sistema a se automatizar. Os principais equipamentos são:
PLC: equipamentos eletrônicos, programados por software, que controlam e coordenam a sequência de operação de diversas máquinas e equipamentos em uma indústria. SDCD: sistemas digitais de controle distribuído de tecnologia mais recente, são sistemas microprocessados, que facilitam o controle e otimização dos processos por computador, diminuindo a interferência do operador durante a operação normal do processo e que passa a intervir somente durante instabilidades operacionais, paradas e partidas. Controladores: são controladores baseados em microcontroladores de última geração, criados para efetuar controle de processos. Por ser microprocessado, seu sistema operacional permite que se adapte a maioria dos processos. CN: comando numérico, equipamento utilizado na fabricação e montagem de peças mecânicas, através de controle de máquinas ferramentais, tais como, tornos, fresas, furadeiras.
1 – Instrumentos para Controle de Processo
Indicador: Dispositivo que apenas indica o valor de uma determinada variável de processo, sem interferir no processo. Elemento Primário ou Sensor: Parte de uma malha ou de um instrumento que primeiro sente o valor da variável do processo. Transmissor: Dispositivo que sente uma variável de processo por meio de um elemento primário e que produz uma saída cujo valor é geralmente proporcional ao valor da variável de processo. O