Engenharia
Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas
Cursos de Engenharias
DETERMINAÇÃO DO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE GORDURA DE FRANGO
Érica Victor de Faria - 201111008
Disciplina: Fundamentos de Fenômenos de Transporte (Turma 304)
Professor: Prof. Rúbner Gonçalves Pereira
Outubro 2012
1.0- Introdução
É muito comum, na prática e realização de experimentos a coleta de uma diversidade de valores que se relacionam entra as mais diversas variáveis.
Pontos estes que quando colocados em curvas de ralações, gráficos de dispersões, podem vir a seguir a característica de uma função, tal como, polinomial, linear, exponencial.
Logo é de grande valia obter a equação que mais se aproxima, ou mesmo que rege, essa aproximação dos pontos, para que a posteriori seja possível a obtenção de valores que não foram listados na família de pontos, ou mesmo para consultas posteriores sem que se haja a necessidade de repetição do experimento.
Na maior parte das vezes, a equação de uma função, é a função que mais se ajusta a curva de plotagem dos pontos experimentais, não sendo a própria curva dos pontos.
Portanto é de se esperar que haja variações quanto ao resultado dos valores fornecidos pela equação com os valores obtidos experimentalmente.
Sendo assim, devemos escolher a equação da função que nos fornece a menor variação entre tais valores, baseado nos valores do erro percentual encontrado.
Esse foi nosso intuito no experimento. Plotar a gama de pontos fornecidos pelo procedimento experimental e obter, por meio do software Excel, uma curva que melhor representasse esses pontos, baseados no valor do erro experimental encontrado.
2.0 - Objetivo
Esta prática tem como objetivo determinar o comportamento reológico de gordura de frango submetida a diferentes temperaturas.
3.0 - Materiais e Métodos
3.1-Materiais
- Como material, foi utilizado o procedimento experimental fornecido, para coleta dos pontos experimentais da