A linguagem da internet
A LINGUAGEM NA INTERNET: A LÍNGUA ESCRITA E QUASE FALADA EM “SALAS DE BATE-PAPO”
Projeto inicial de Dissertação de Mestrado
Goiânia, setembro de 2003.
A LINGUAGEM NA INTERNET: A LÍNGUA ESCRITA E QUASE FALADA EM “SALAS DE BATE-PAPO”
TEMA E PROBLEMA
O tema dessa pesquisa se insere no âmbito dos fenômenos de massa que têm exercido um papel demasiado representativo na vida das pessoas. Aqui, destaca-se, especificamente, a linguagem utilizada na comunicação pela internet, por meio da análise de mensagens trocadas no chamado “tempo real”, ou seja, os “bate-papos” entre os usuários da rede. Ao que tudo indica, a linguagem utilizada nessas “salas” parece ser funcionalizada, fazendo com que se percam os elementos que promovem a reflexão e o pensamento. Desta forma, a questão que se coloca aqui, em seus termos mais gerais, pode ser formulada da seguinte maneira: a linguagem utilizada na internet, com suas abreviações, símbolos e sinais, seria um dos elementos que atualmente estariam impedindo a reflexão e o pensamento de seus usuários?
JUSTIFICATIVA
O objetivo principal desta pesquisa é investigar a linguagem utilizada na comunicação pela internet, por meio da análise de mensagens trocadas no chamado “tempo real”, ou seja, os “bate-papos” entre os usuários da rede, e os possíveis desdobramentos desta linguagem para a formação dos indivíduos.
Esta proposta visa tentar responder algumas das inquietações surgidas de outro projeto desenvolvido anteriormente. Tal projeto, denominado O uso da língua portuguesa escrita e falada em tempo real na internet: experiência desenvolvida com internautas de alguns provedores”[1] que tinha como propósito verificar se a linguagem utilizada por internautas indicava um empobrecimento da língua portuguesa culta, suscitou algumas indagações, as quais nortearam o desenvolvimento