controle territorio da amazonia
Professora: Maria Raimunda Martins Gonçalves
Alunos: Andrei Monteiro (LHN-03) Elton Pereira Lima (LHN-05)
1- Análise comparativa do processo de territorialização da Amazônia, com suas devidas temporalidades.
O processo de expedição da Amazônia se deu a partir de 1492 por Colombo pela América Central, os primeiros processos de ocupação na Amazônia foram holandeses e espanhóis que navegaram os rios antes dos portugueses. A Amazônia pertencia a coroa espanhola por conta do tratado de Tordesilhas, com a união ibérica o que pertencia a Espanha passou a pertencer a Portugal e vice versa. A coroa espanhola entra em crise, a partir das invasões no Brasil os portugueses aproveitaram e romperam o tratado de Tordesilhas, então estes, começam a entrar na Amazônia com a ideia de proteger contra os inimigos dos espanhóis.
Em 1640 morre o rei Espanhol e a coroa é devolvida a Portugal, para redefinir o espaço geográfico se faz um novo tratado no século XVIII chamado Tratado de Madri, ficando assim, o território onde haviam mais portugueses ficaria com Portugal e onde haviam mais espanhóis ficaria com a Espanha. Neste período, os portugueses perdiam a maioria do seu comércio para os holandeses no nordeste, então se deslocam em direção ao norte do país iniciando o processo de colonização na Amazônia, investindo na acumulação de novas terras. Segundo Prado Junior (2006, p.13)
“Enquanto se processava a grande corrida para as minas, uma lenta infiltração penetra a intricada rede hidrográfica do Amazonas. Já no primeiro período da história brasileira vemos a colonização portuguesa ocupar a foz do grande rio, onde a atual cidade de Belém do Para e fundada em 1616”.
Após tomar conhecimento da dimensão do rio, um imenso sistema hidrográfico, em sua boa parte perfeitamente navegável até por pequenas embarcações, os portugueses montaram algumas estratégias para o processo de colonização da Amazônia, missionários para catequisar os índios