FILOSOFIA
TEXTO EM PROSA EM VERSO http://blogaprendizdeescritor.blogspot.com.br/2013/03/o-que-sao-textos-em-prosa-eou-em-versos.html http://www.xr.pro.br/filosofia.html
FILOSOFIA
1. Mito e Filosofia: Funções do mito. A Filosofia e o filosofar. O pensamento racional: Ironia e
Maiêutica. Razão e intuição.
2. Conhecimento: O problema do conhecimento. Formas de conhecimento. Crise da razão.
3. Ética: conceito. Concepções éticas. Autonomia, livre arbítrio e liberdade.
4. Filosofia Política: Estado e política. Política e poder. Formas de governo.
5. Filosofia e Ciência: Conhecimento científico e conhecimento filosófico. Método científico. Ciência e ética. 6. Estética: Concepções estéticas. Necessidades e funções da arte. Perspectivas da arte na época contemporânea. Respostas:
Quais as diferenças e relações entre mito e filosofia?
Podemos apontar três como as mais importantes:
1. O mito pretendia narrar como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, longínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse tal como existe no presente. A filosofia, ao contrário, preocupa-se em explicar como e por que, no passado, no presente e no futuro (isto é, na totalidade do tempo), as coisas são como são.
2. O mito narrava a origem através de genealogias e rivalidades ou alianças entre forças divinas sobrenaturais e personalizadas, enquanto a filosofia, ao contrário, explica a produção natural das coisas por elementos e causas naturais e impessoais. O mito falava em Urano, Ponto e Gaia; a filosofia fala em céu, mar e terra. O mito narra a origem dos seres celestes (os astros), terrestres (plantas, animais, homens) e marinhos pelos casamentos de Gaia com Urano e Ponto. A filosofia explica o surgimento desses seres por composição, combinação e separação dos quatro elementos - úmido, seco, quente e frio, ou água, terra, fogo e ar.
3. O mito não se importava com contradições, com o fabuloso e o incompreensível, não só porque esses eram traços próprios