controle tatico e operacional
OPERACIONAL
INTRODUÇÃO
O que é controle?
O que é Controle Tático?
Exemplo de Controle Tático
O que Controle Operacional?
Exemplo de Controle Operacional.
Conclusão.
Referências.
O QUE É CONTROLE?
O controle é algo universal, todas as atividades humanas quaisquer que sejam sempre fazem uso do controle.
O controle é o processo pelo qual são fornecidas as informações e retroação para manter as funções dentro de suas respectivas trilhas.
Sua essência reside em verificar se a atividade controlada está ou não alcançando os resultados desejados.
CONTROLE TÁTICO
QUE É CONTROLE TÁTICO
Feitos no nível intermediário, referem-se a cada uma das unidades organizacionais, sejam departamentos, divisões ou equipes.
Geralmente estão orientados para o médio prazo, isto é, para o exercício anual.
Baseado em: Quantidade, Qualidade,
Tempo e Custos.
CONTROLE TÁTICO
Controle orçamentário (processo de monitoramento e controle de despesas programadas das várias unidades organizacionais no decorrer de um exercício anual, apontando possíveis desvios e indicando medidas corretivas).
Contabilidade custos (informações sobe a distribuição e análise de custos, classificados em custos fixos e custos variáveis), ponto de equilíbrio (ponto em que os custos e as vendas se equilibram).
CONTROLE TÁTICO
CONTROLE
OPERACIONAL
O QUE É CONTROLE
OPERACIONAL?
São projetados ao curto prazo (controle de estoque e de qualidade, por exemplo), sendo que boa parte das ações corretivas de controle no nível operacional
É realizada sobre as pessoas ou seu desempenho. A ação disciplinar é a ação corretiva realizada sobre o comportamento de pessoas para orientar e/ou corrigir desvios ou discrepâncias.
ONTROLE OPERACIONA
Deve ser esperada (a ação disciplinar deve ser prevista em regras e procedimentos e previamente estabelecida, não devendo ser improvisada, mas planejada).
Deve ser impessoal (não