Enxaimel
O presente artigo tem como tema uma visita feita em uma casa enxaimel que é um exemplar histórico. A intenção é mostrar uma pouco da história dessa casa e de como casas assim são feitas, em principal suas estruturas.
Palavras-chave: História Enxaimel; Arquitetura;
1 INTRODUÇÃO
As casas no chamado estilo enxaimel são uma das principais atrações turísticas em qualquer região de colonização alemã. Quando os primeiros alemães chegaram ao Brasil, a arquitetura enxaimel já não era utilizada havia muito tempo, mas foi considerada a mais adequada para as condições encontradas em São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A proposta de trabalho de Arquitetura têm como tema a Casa Enxaimel. O interesse do trabalho é mostrar um pouco de sua história, de suas estruturas e principalmente de sua arquitetura.
2 ENXAIMEL
A origem comprovada do Enxaimel é na região de Quedlimburg, no centro da atual Alemanha. A maioria das casas mais antigas é do período da Idade média alta, nos séculos XI e XIII, mas que não quer dizer que o enxaimel só tenha 800 anos. O Enxaimel, como nós o conhecemos, é um momento na história que as casas deixaram de usar estacas fincadas no solo para dar estabilidade à estrutura. As madeiras passaram a usar encaixes para formar estruturas rígidas para somente depois, serem preenchidas e esta se tornou a sua maior característica. O telhado inclusive deve ser colocado antes de preencher os vãos, para que seu peso torne a estrutura mais firme. Sua principal característica consiste no uso da madeira como único material capaz de levantar toda a estrutura. Quase como num quebra-cabeça, as toras eram numeradas e depois recebiam os encaixes. Entre as vigas verticais eram colocadas as horizontais e, nas extremidades das paredes, algumas em diagonais, para travar a estrutura e impedir uma possível inclinação. Por fim, fazia-se literalmente o enxaimel, que significa enchimento. As paredes normalmente eram