gestao estrategica
Planejamento – Análise SWOT.
Dentre as fases do planejamento, uma das mais importantes é a fase do diagnóstico estratégico. Nesta fase analisa‐se o ambiente externo e interno da empresa, para que o gestor saiba qual a real situação que se encontra a organização e possa definir que tipos de estratégia são mais adequados no momento.
Uma das ferramentas mais utilizadas é a análise SWOT (Abreviação dos termos em
Inglês: Strengths = forças; Weakness = fraquezas; Opportunities = oportunidades; Threats = ameaças). Portanto é uma análise das forças e fraquezas da organização (ambiente interno) e das ameaças e oportunidades que ela pode ter de enfrentar (ambiente externo).
A principal diferença entre o ambiente interno e externo é que no primeiro caso
(ambiente interno) as variáveis são controláveis, e no segundo caso (ambiente externo) não!
Pontos fracos são fatores internos que de alguma forma deixam a empresa em desvantagem em relação aos seus concorrentes. Podem ser, por exemplo, uma marca desconhecida no mercado, uma equipe desmotivada, produtos desatualizados, alto endividamento da empresa, etc.
Já os pontos fortes são o contrário, ou seja, fatores internos que deixam a empresa em vantagem perante seus pares! Podem ser, por exemplo, clientes fiéis, profissionais capacitados, uma logística eficiente, produtos inovadores, custos baixos, etc. Quando dizemos que os pontos fracos e fortes são variáveis controláveis, é porque estes fatores podem ser “trabalhados” mais facilmente pelos gestores. Uma marca desconhecida (ponto fraco) pode ser melhorada com uma campanha eficiente de Marketing.
Uma empresa endividada (ponto fraco) pode renegociar suas dívidas ou conseguir parceiros que a financiem. Vamos ver como o CESPE cobrou este tema:
(CESPE – ANEEL